top of page
Foto do escritorChef Mônica Machado

LEVEDURAS, O QUE SÃO? QUAL SEU USO NA ALIMENTAÇÃO?


<a href="https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/fundo">Fundo foto criado por luis_molinero - br.freepik.com</a>

As leveduras, conhecidas como fungos, são microrganismos eucarióticos, predominantemente, unicelulares, invisíveis a olho nu e pertencentes ao grupo dos fungos.


São encontradas em vários lugares, tais como, solo, ar, plantas, frutos e alimentos.


Elas estão presentes na alimentação humana há muitos séculos, devido suas propriedades fermentativas, nutricionais e até medicinais.


São fontes ricas em proteínas e vitaminas do complexo B.


Existem várias espécies diferentes de leveduras, separadas por gêneros.


Dentre estas espécies, algumas se destacam por serem usadas na produção de alimentos e bebidas.


As leveduras ativas ou fermentativas, notadamente a espécie Saccharomyces cerevisiae, são usadas na produção de bebidas alcoólicas, como, por exemplo, vinho e cerveja.


Na panificação, as leveduras são usadas na fermentação do pão. Nesse processo, as leveduras do fermento alimentam-se de açúcar, que é necessário à sua sobrevivência e reprodução, e como resultado, há liberação de álcool e gás carbônico, conhecidos como fermentação alcoólica.


O fermento inativo, conhecido como levedo de cerveja, é resultante do processo de fermentação da cevada durante a produção da cerveja.


Pode ser utilizado como suplemento alimentar, devido a sua composição nutricional. Além de possuir uma boa concentração de proteínas, o levedo ainda é rico em rico em fibras, vitaminas do complexo B, tais como, B1, B2, B3 e B6 (tem B12, mas em pequena quantidade) e folato.


É, também, excelente fonte de minerais, como, por exemplo, ferro, magnésio, cromo, zinco, selênio, fósforo e potássio.


As leveduras são muito consumidas por vegetarianos, que sempre estão em busca de suplementos para implementação da alimentação.


Elas auxiliam no controle do colesterol e da diabetes, atua no equilíbrio da flora intestinal e na melhora da imunidade, ajuda a eliminação de toxinas do organismo, quando usada em dietas de detoxficação, auxilia na perda de peso e no sistema nervoso, dentre outros benefícios importantes, desde que sejam utilizadas em uma rotina de alimentação saudável.


<a href="https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/fundo">Fundo foto criado por freepik - br.freepik.com</a>

Podem ser encontradas na forma em pó ou cápsulas e possuem um forte sabor. Deve-se ter cuidado com doses excessivas de levedo de cerveja, pois podem causar diarreia, náuseas e gases.


E uma atenção especial: o consumo do levedo de cerveja deve ser acompanhado por um profissional nutricionista, o qual adequará às doses necessárias a ser utilizada em seu dia a dia de acordo com cada objetivo e particularidades.


Levedura Nutricional ou Nutritional Yeast é o produto resultante da fermentação de um micro-organismos de origem fúngica (Saccharomycescerevisiae) que ocorre no melado de cana ou de beterraba.


É cultivada especificamente para ser um suplemento alimentar, diferente do levedo de cerveja que é um subproduto da fermentação da cerveja. Seu cultivo é feito de forma controlada com o objetivo de se obter uma levedura de boa qualidade e com importante composição e valor nutricional.


Semelhante ao levedo de cerveja, é rica em fibras e proteínas, possui em sua composição também vitaminas do complexo B e minerais como magnésio, ferro, fósforo, cobre, zinco e cromo. Algumas marcas adicionam também a Vit. B12.


É muito utilizada como suplemento e tempero. Tem sabor agradável e semelhante ao queijo, sendo muito consumida por vegetarianos, pelo aporte em vitamina B12.


Na cozinha, pode ser utilizada em molhos, sopas, pastas, panquecas, cremes, queijos veganos e inúmeras outras preparações, acrescentando, assim, valor nutricional às preparações.


Dentre alguns de seus benefícios, ela fortalece o sistema imunológico, equilibra a flora intestinal, contribui para a saúde da pele, cabelo e músculos e atua no controle do colesterol, etc.


A Levedura nutricional não contém glúten e pode ser usada em dietas vegetarianas e por celíacos ou pessoas que tenham sensibilidade ao glúten.


Deve-se lembrar que possuímos individualidades bioquímicas e necessidades nutricionais diferentes. Portanto, é importante a orientação de um profissional nutricionista com relação uso e quantidades.


1.400 visualizações0 comentário
bottom of page