Longe de mim acirrar a discussão sobre a titularidade do pão de queijo. Mas honrando minhas raízes mineiras eu defendo que esse produto é genuinamente MINEIRO! rs
O pão de queijo da minha mãe é o melhor do mundo! Isso não é um consenso só entre a família, mas entre todos os que degustam essa iguaria dela.
Desde que descobri alergia a proteína do leite, sinto muita falta de comer os quitutes de minha amada mãe, em especial o pão de queijo.
Essa versão jamais se comparará a original, pois aqui não vai nada de queijo. Porém, compartilho com vocês alguns segredinhos que conto no vídeo dessa receita (ao final do post). Mãos na massa!
⛔DICA: Para que sua receita fique como a da foto, PESE TODOS OS INGREDIENTES com auxílio de uma balança de cozinha. Caso não tenha, use pelo menos colheres/xícaras medidoras.
FALSO PÃO DE QUEIJO: SEM GLÚTEN, SEM LEITE E SEM SOJA
Ingredientes:
- 2 xícaras (250 g) de polvilho doce;
- 1/2 xícara (65 g) de polvilho azedo;
- 1/2 xícara (120 g) de batata inglesa cozida;
- 1/4 de xícara (60 g) de óleo;
- 3/4 de xícara (180 ml) de água;
- 3 ovos (180 g);
- 1/2 colher de sopa (7 g) de sal;
- 1/2 colher de sopa (5 g) fermento químico em pó;
- 1/2 colher de chá (2 g) de levedo de cerveja (opcional)*
* O levedo de cerveja, apesar do nome, NÃO CONTÉM GLÚTEN. Veja:
"A maltodextrina, a dextrose, a glicose ou glucose, o gergelim, a levedura de cerveja e a glutamina ou glutamato podem ser consumidos naturalmente pelos celíacos, por não haver nenhuma relação entre eles e o malte e/ou glúten.Quando o rótulo da levedura constar contém glúten pode ter tido uma contaminação cruzada durante a secagem."*
*Fonte: Fenacelbra.
Uso ele na receita como uma forma mais natural de dar um gostinho que lembra o pão de queijo. ;) Para saber mais sobre esse ingrediente. Você pode substituir por levedura nutricional.
Modo de preparo:
Aqueça a água junto com o óleo no microondas por 2 (dois) minutos.
Misture os polvilhos na tigela da batedeira. Despeje a água e óleo quentes aos poucos e bata na batedeira em velocidade baixa até umedecer a mistura. Esse é o processo de escaldar os polvilhos.
Depois misture a batata, o sal e o levedo e bata um pouco para misturar. Com a batedeira ligada, adicione os ovos aos poucos e bata até obter uma mistura cremosa (menos de 1 minuto).
A massa fica bem mole mesmo. Para enrolar, unte as mãos com bastante óleo de girassol, sempre raspando o restante de massa que fica nas mãos.
Você pode congelar a massa e assar futuramente :)
Asse em forno pré-aquecido a 220° C até que cresçam e fiquem dourados (em média 30 a 40 min a depender do seu forno).
Sirva com um bom café coado!
Comments